quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Software de Gerenciamento da Configuração

Software de Gerenciamento da Configuração (SCM - Software Configuration Management) tem como objetivo controlar e gerir mudanças em um projeto de software.

É sabido que a mudança é inerente e permanente em qualquer projeto de software. Sendo assim, a capacidade de monitorar e controlar tais mudanças de forma adequada forma a base de um bom projeto de software. O SCM  tenta preencher esta lacuna através da definição de um processo de controle de mudanças.

Desta forma, ele define processos para evitar alterações não autorizadas, procedimentos a seguir sempre que houver alterações, informações requeridas para o projeto, bem como o gerenciamento do fluxo de trabalho. A gestão da mudança é a parte mais complexa do controle de versão de um software.

Processo tradicional de um SCM é encarado como a melhor solução de ajuste às mudanças de manipulação em projetos de software. Processo tradicional SCM identifica os atributos funcionais e físicos de um software em vários pontos no tempo e realiza o controle sistemático das alterações nos atributos identificados, com a finalidade de manter a integridade do software e rastreabilidade ao longo do ciclo de vida de desenvolvimento de software.

Os processos de um SCM definem ainda a necessidade de traçar as mudanças e a habilidade de verificar se o software final entregue tem todas as melhorias que foram planejadas como parte da versão.

É interessante notar que um Sistema de Controle de Versão (SCV) é um caso especial de um SCM. O SCV apenas se preocupa com o gerenciamento de múltiplas versões de um sistema de software. Ao passo que o SCM tenta identificar e tratar elementos relevantes da configuração de um sistema, de modo que todos possíveis erros possam ser identificados, e suas possíveis soluções encontradas.
  

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário