terça-feira, 29 de outubro de 2013

Tipos de controle de versão - Parte 2


No post passado foi descrito o sistema de controle de versão local. Com ele, é possível manter o histórico de versões de um ou mais arquivos na máquina do usuário. Todavia, esse modo de controle não é útil para o trabalho colaborativo entre as pessoas de um mesmo projeto.

Para resolver esse problema, os arquivos não são mais mantidos na máquina local do usuário e sim, em um local comum em que todos envolvidos possam ter acesso. Esse modelo de controle é conhecido como sistema de controle de versão centralizado.

Este modelo fornece não apenas acesso aos arquivos para as pessoas que deles necessitam, mas também oferece visibilidade sobre o que outras pessoas estão trabalhando. Como os arquivos são armazenados em um único servidor central, a partir do qual todos precisam compartilhar os arquivos, todas as alterações feitas neles são automaticamente compartilhadas com outras pessoas envolvidas no projeto.


Fonte: SOMASUNDARAM, R. Git: Version Control for Everyone Beginner's Guide. Birmingham - Mumbai: Packt Publishing Ltd, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário