terça-feira, 12 de novembro de 2013

ClearCase - Uma introdução

O ClearCase é uma solução de gerenciamento de configuração de software da família Rational da IBM. Uma das suas funcionalidades é o controle de versão, mas ela é composta também pelo gerenciamento de área de trabalho, suporte para desenvolvimento paralelo, segurança de IP efetiva e auditoria de compilação. Assim como grande parte das soluções das IBM, ela é uma solução paga. Entretanto é uma solução poderosa e flexível. Ela pode ser implantada em qualquer tamanho de equipe, desde um pequeno grupo até equipes grandes e geograficamente distribuídas. Ele pode ser implantado em servidores linux ou windows e exige um browser como um meio de acesso a aplicação.

  • Controle de versão e gerenciamento de área de trabalho — Gerencia arquivos, diretórios e outros recursos de desenvolvimento durante o ciclo de vida.
  • Gerenciamento de mudança colaborativo integrado — Gerencia problemas e mudanças na resolução.
  • Desenvolvimento paralelo avançado — Inclui ramificação automática, fusão avançada e tecnologia diferenciada.
  • Segurança de IP efetiva — Oferece assinaturas eletrônicas, autenticação de usuário para acesso seguro e controlado e trilhas de auditoria para ajudar a atender aos requisitos de conformidade e de controle.
  • Auditoria de compilação confiável — Ajuda a simplificar o ciclo de edição-compilação-depuração e reproduz versões de software.

Um comentário:

  1. Essa ferramenta é bem completa, não engloba somente o controle de versão. Só que como toda programa tem seus pontos negativos. Como ponto negativa o sistema de arquivos que ele utiliza (Multi-version File System, proprietário da Rational IBM) tem vários problemas com velocidade de acesso e visualização para utilização em rede. Por ele ser um Sistema de Arquivo online ele é bem sensível a problemas de rede.
    Utiliza também uma abordagem cliente-servidor para o repositório diferentemente de controladores de versão distribuídos como o GIT.

    ResponderExcluir